... então fomos fazer a apresentação:
Sentados no chão numa ponta da sala, uma pessoa levantava-se e ia para a frente do grupo e iniciava a sua apresentação. Nome, de onde vinha, porque estava ali, se teve alguma experiência anterior, etc, etc e o que mais quisesse falar. E depois disso, convidava outra pessoa e ia sentar-se junto ao grupo. A próxima pessoa antes de fazer a sua própria apresentação, imitava a apresentação da pessoa anterior. Neste jogo o texto é o que menos importa mas sim a postura corporal os tiques o tom e volume de voz. Depois, a mesma pessoa fazia a sua própria apresentação. E o seguinte faria o mesmo e assim sucessivamente até à ultima pessoa se apresentar. Iniciei eu a apresentação.
De seguida fomos fazer o aquecimento, mas mais uma vez de uma forma diferente. O grupo espalhou-se pela sala e o aquecimento foi feito com a ajuda de uma história. O objectivo é aquecer com vários alongamentos complementando com uma história de uma determinada personagem ( Começamos por um lenhador, norueguês) Um elemento inicia o exercício com movimentos que representem a história que vai contando (...e o lenhador acordou e espreguiçou-se- e o grupo espreguiça-se - e depois foi a correr para a cozinha - e o grupo corre não saindo do lugar). Depois esse elemento passa a história a outro elemento do grupo que passa a liderar o aquecimento e dá continuidade à história. Se calhar o video ajuda a entender.
O nosso grupo trabalha dança, canto e teatro. Este video mostra o 1ª dia da nossa actividade em 2012.
Depois, caminhando pelo espaço livremente e depois mantendo o tronco erecto, cabeça recta, queixo paralelo ao chão, olhar no horizonte. Stop! (stop significa parar estátua, congelar). Repetimos algumas vezes.
Então depois do ultimo Stop, ficando no mesmo lugar e colocando-se em posição básica e de olhos fechados. A respiração é fundamental para o actor e é necessário treiná-la. Imaginem que a boca está ligada directamente à barriga por um tubo. Quando inspiramos o ar vai directamente para a barriga através desse tubo, provocando o aumento dessa. Ao expirar a barriga vai encolhendo na medida da saída do ar. Ao enviar ar para a barriga estamos a usar o diafragma que vai ajudar a projectar a nossa voz que irá sair pelo megafone (boca). Assim iniciamos o exercício. Respire: inspire e expire, expandindo o diafragma, mantendo as costas direitas. Variámos o exercício, fazendo o som S durante a expiração, usando o diafragma para auxiliar na expiração com som.
Depois disso, em duplas, um em frente ao outro, em posição-básica (confortável, equilibrada, relaxada), observando o companheiro, olhos nos olhos e com concentração. Então começam a fazer caretas. Extravasar nas caretas, usando todos os músculos do rosto, todos possíveis e articular bem, exagerando. Este exercício permite trabalhar o nosso megafone (boca) de modo que o som saia bem ampliado pelo diafragma. Uma boca preguiçosa, não utiliza os seus músculos na plenitude, e o som não sai na sua totalidade.
Depois disso voltámos a caminhar, usando três vezes o stop e pedindo que todos observassem as suas posições e a envolvente (posição 1,2 e 3). Teriam de o fazer nos 3 stops. Depois caminhando a cada stop era pedido para que refizessem a posição 1, depois de observado e corrigido os erros, voltavam a caminhar e ao seguinte stop refaziam a posição 2 ou 3 e assim durante um tempo. Este exercício estimula a observação, a concentração, a visão periférica...
O exercício que se sucedeu, foi mais um jogo cênico. Caminhando pelo espaço e após algum tempo, foi pedido a cada participante (um de cada vez) que fizesse um movimento gestual e um som que acompanhasse esse movimento (um único movimento para um som) - e os demais deveriam "seguir o mestre" imitando o gesto e o som, mas não necessariamente atrás do "mestre" mas caminhando pelo espaço do ensaio. E assim durou até terem participado todos. Depois formaram-se 4 grupos de 5 elementos cada e foi pedido que criassem uma cena (improvisada) com movimento e respectivo som. Foram dados 15 minutos para montar a cena.
Ao fim dos 15 minutos todos estavam prontos e foi surpreendente a criatividade dos grupos.
Um grupo fez com muita criatividade um relógio em que um era o pêndulo, outro os ponteiros outro dava à corda e os outros dois elementos eram os cucos. Este trabalho estava completamente dentro do espírito do exercício que o antecedeu. Cada elemento tinha um movimento/som e um único movimento/som e todos incorporados executavam um objecto/maquina.
Outro grupo fez um comboio, outro uma ambulância e outro uma canoa. Estes grupos usaram texto na sua cena e alguns dos elementos ou todos faziam mais que um movimento/som. De qualquer modo, o objectivo era trabalhar o movimento, as aptidões corporais, o ensaio de interpretação a imaginação, a criatividade que esse exercício conhecido por "Máquina ou Engrenagem" proporciona. E esse foi atingido.
Um relaxamento final com uma troca de impressões sobre o que acabáramos de fazer e chegava ao fim a 1ª aula de 3h00.
Isto torna-se longo para relatar aulas de 3h00 mas fica para memória futura.
Até à próxima aula
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