sábado, 21 de janeiro de 2012

Jogos Teatrais - Improvisação

Cá estamos na segunda aula. Conseguimos cá chegar e mantendo toda a equipa (21 elementos) sendo que vieram 3 novos elementos e faltaram outros tantos, o que teoricamente já somos 24 elementos. Veremos quantos seremos na terceira aula. Na 1ª aula trabalhámos a técnica vocal, a interpretação e fizemos alguns jogos teatrais, mas está tudo em 2 posts anteriores.
A aula começou caminhando descontraidamente até se fazer silêncio. Depois caminhando com determinação, foco na respiração, olhar o horizonte, e prestar atenção a tudo o que o rodeia, estar concentrado. Continuando a caminhar, foram propostas várias superfícies, alterando assim a caminhada bem como toda a expressão corporal e facial (sobre areia; caramelo; superfície muito quente, fria...). Colocados na posição básica  do ator, iniciámos alguns exercícios respiratórios. Inspire e expire, expandindo o diafragma e relaxando. Depois disso, inspirar e soltar o ar em som de S, V, F, J, V, X, Z, R usando o diafragma para soltar o ar. Depois, respire por uma narina e solte o ar por outra, usando o indicador e o polegar para alternar as narinas fechadas e abertas. Foi-se fazendo algumas variações nesse exercício.  A seguir passámos para a respiração ritmada, inspirar em 3 tempos, segurar em 5 tempos, soltar em 8 tempos e segurar sem ar em 5 tempos. Executamos uma variação deste exercício. Depois disso, fazer movimentos de abertura da musculatura da boca como se estivesse falando as vogais A, I, U. Mas sem emitir som, articulando muito mesmo, exagerando. Então veio o aquecimento dos lábios: som de cavalo/carro formula 1. Depois, a língua passa pelas gengivas 10 vezes fazendo um movimento circular. Depois fazer mais 10 bolinhas com a língua do lado de dentro da bochecha. 10 vezes em cada boceja. Voltamos a caminhar para relaxar fazendo algumas caretas. Dividimos em grupos de 5 elementos. Cada grupo forma com 4 elementos rodeando o quinto elemento. Este será o boneco sempre em pé e irá ser conduzido pelos outros elementos, confiando em absoluto que esses não o deixam cair.
Os elementos que se encontram no exterior, devem colocar-se de forma a suportar o peso do companheiro garantindo a segurança deste. Este exercício estimula e aumenta a confiança do grupo. Alterna-se por todos os 5 elementos do grupo.

Passámos aos jogos teatrais. Improvisação.
Primeiro foram dadas alguma  indicações tais como definir onde está o público, a boca de cena e uma primeira nota sobre os vários planos de representação (inferior; médio e alto). Passando à improvisação, duas pessoas, saindo cada uma de uma coxia, entram em cena, são dois amigos que não se vêem à mais de 20 anos e se reencontram ali. A cena trata da construção de personagem, improvisação, movimentação de palco. A dica é sair da rotina, construindo algo exagerado, imaginativo e deixar a improvisação rolar.
No próximo exercício, e ainda em pares, vai sendo sugerido temas de uma conversa a ter. Só que não podem usar-se palavras reconhecíveis. Os dois interlocutores falarão numa língua estrangeira inventada, criando sons e/ou palavras. A finalidade de exercício é desenvolver a intensidade da expressão, excluídas as palavras reais.Temas sugeridos para o diálogo:


- Empresta-me dinheiro;
- Onde estiveste ontem à noite?
- Vai-te embora, que te assaltaram a casa
- Tens uma amante?
...
Tenta-se assim estimulara o a criatividade, comunicação, imaginação, confiança, desenvolvimento pessoal, expressão...
No seguimento do exercício da 1 aula "a engrenagem" este pode-se intitular a "Máquina" ou "engrenagen 1". Um membro do grupo inicia um movimento maquinal. Os restantes membros do grupo entram na actividade e "desenvolvem" a máquina, o que podem fazer integrando, de algum modo, os seus movimentos nos das pessoas que já se encontram na máquina. Cada um pode produzir um som diferente a acompanhar a sua acção. A máquina acaba por ser representada por todo o grupo.Assim trabalha-se a concentração, desenvolvimento de grupo, movimentos e aptidões corporais entre outras.

Voltámos a caminhar relaxadamente, e terminámos com uma secção de relaxamento e comentando a aula, quais as dificuldades, o que não gostaram e o que acharam divertido....

Até à próxima aula



Nenhum comentário:

Postar um comentário