Bem, no Teatro como em muitas outras actividades existem superstições, da mesma forma que vários jogadores só entram com o pé direito, no teatro deseja-se boa sorte com um "muita merda" ou "parte uma perna" e não se pode agradecer, como um bom ensaio geral dá uma má estreia e vise-versa. Também costuma dizer-se que o objectivo da primeira aula é conseguir chegar à segunda. Pois, como ensinar o pouco que aprendemos com a prática. Claro que preparei antecipadamente a aula.
Parti do principio que para a maioria deles, teatro era só decorar texto, ensaiar e apresentar. Conclui assim que nunca usaram o corpo para representar. Para mostrar-lhes que "decorar-ensaiar-representar" é uma perspectiva há muito ultrapassada, falei nas teorias básicas do teatro: história do teatro e primeiros pensamentos dos teatrólogos.
A palavra teatro vem do grego que significa lugar para ver (PAVIS). E também é tido como uma arte, a arte teatral. Teatro é a arte de actor (DECROUX - http://www.mimicas.com/decroux1.html) ele a concebe e produz, sendo a unidade mínima do teatro; o actor (corpo e voz), o texto (texto espectacular / dramaturgia corporal), publico, espaço e tempo.
Teatro é o que acontece, entre o actor-emissor de signos para o publico-receptor-intérprete desses signos (GROTOWSKI -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jerzy_Grotowski), e para trabalhar esses signos, use o instrumento básico do actor (assim como um musico usa um instrumento para a sua arte musical) que para o actor é o seu corpo (COPEAU - http://pt.infobiografias.com/biografia/16268/Jacques--Copeau.html, MEYERHOLD - http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/meyerhold.htm). Para isso, o actor (comparando-se ao músico) precisa também aprender a tocar o seu instrumento, treinar os acordes, ensaiar a partituta e então apresentar. E assim apresentei a concepção "treino-ensaio-apresentação" (BARBA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Eugenio_Barba). Esta comparação do actor com o músico foi a metáfora que consegui arranjar para explicar que o actor não faz milagres se não aprender a compreender as suas possibilidades físicas antes de agarrar um texto literário para apresentar.
Depois desta formação teórica simples, comecei a aula com uma apresentação da turma de uma forma diferente. Mas isso deixarei para o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário