Esta aula foi dividida. A primeira hora e meia trabalhámos normalmente incidindo na expressão corporal. A ultima hora foi guardada para planeamento e processo criativo.
Assim iniciámos caminhando, pois..... aproveitando para alongar, relaxar e concentrar. após alguns minutos e já em posição de ator executamos exercícios de respiração (respiração-diafragma, caretas, língua, bochechas, emitir sem som as vogais a,e,i,o,u. Depois de bem aquecidos, voltámos a caminhar numa posição recta, costas direitas, cabeça direita, olhar no horizonte, queixo paralelo ao chão. A brincadeira seguinte foi: o grupo teria que fazer com o corpo, no plano inferior (plano baixo, espaço chão que o ator ocupa) a forma da letra L. Cada um foi para o chão e fez com o seu corpo uma letra L. Contudo, foram uns 18 eles que estavam na sala. e o jogo é de grupo, ou seja o que lhes pedi foi para o GRUPO, ou seja o grupo como um todo tem que fazer uma só letra. Voltaram todos os plano inferior e com muita confusão e algum tempo lá fizeram o L pedido inicialmente. Este exercício alerta para o facto de vivermos numa sociedade que privilegia o individuo ao colectivo. E um grupo, pressupõe o colectivo, o conjunto. É importante mostrar que o trabalho de equipa proporciona uma rica troca de ideias e experiências e que, em grupo, a nossa capacidade de trabalho e respectivo sucesso é menos difícil de alcançar. O exercício também mostrou, e em consequência de uma mentalidade menos colectiva, a dificuldade em trabalhar em equipa, nomeadamente na área da comunicação. A falta de comunicação do grupo causou o caos quando colectivamente tentavam fazer um L. Nasceram pernas do L para todos os lados porque ninguém assumiu a coordenação nem ninguém comunicou uns com os outros tendo-se limitado a continuar a agir individualmente. A discussão do exercício foi muito proveitosa.
Voltámos a caminhar e foi proposto o grupo representar respostas individuais a formas contrastantes, como por exemplo: agitado/calmo; pesado/leve; alto/pequeno... Terminámos com uma conversa sobre o que tínhamos acabado de fazer. Foi muito interessante as formas contrastantes que os elementos do grupo usaram para se exprimir individualmente. Voltámos a caminhar, lembrando sempre a consciência corporal e espacial e introduzimos a seguinte brincadeira; com 1 palma cumprimenta com um aperto de mão a primeira pessoa que vir. Com 2 palmas abraça a primeira pessoa que vir. Com 3 palmas cumprimenta como as "tias" dois beijinhos no ar. Com 4 palmas dá uma palmada no ombro e com 5 palmas cumprimento com vénia. O jogo é de memória, e o grupo caminha pela sala até que são batidas as palmas consoante a nossa vontade e observando a reacção do grupo. Esta interacção do grupo permite uma maior consciência do outro e uma maior relação de parceria, união. Depois brincámos com o trava língua do mameluco (UM MAMELUCO MELANCÓLICO MEDITAVA E A MEGERA MEGALOCÉFALA MACABRA E MAQUIAVÉLICA MASTIGAVA MOSTARDA NA MALOCA MIASMÁTICA.
Terminámos sentados em circulo improvisando. Um elemento inicia uma história, uma qualquer, da sua vida, do que lhe aconteceu ontem,à 10 minutos.... O elemento ao seu lado (no sentido dos ponteiros, ou como definirem) durante a história lança uma palavra (uma qualquer) não têm que ter nada a ver com a história que o outro está a contar, de preferência o contrário ou o que te vier à cabeça. Quem está a contar a história têm de introduzir no seu discurso, o mais rápido possível, a palavra lançada pelo seu colega. Depois passa a história ao colega do lado e este continua. O que está agora ao lado do contador da história lança uma palavra para o outro colocar o mais rápido possível na sua história e depois......e assim sucessivamente.
A segunda hora e meia, foi aproveitada para falarmos sobre o Plano de Actividade para 2012, e de iniciar o processo criativo para a montagem de dois skeths para um espectáculo a 24 de Março. É muito importante a participação do grupo no processo criativo bem como no de produção, montagem, enfim em todo o processo que envolve a realização de qualquer evento. Estimular a participação, a partilha de ideias sem receio...... Foi muito produtivo e temos já a base para o trabalho de 24 de Março.

Este é o logo - Academia Design'Art.
Até à próxima
A segunda hora e meia, foi aproveitada para falarmos sobre o Plano de Actividade para 2012, e de iniciar o processo criativo para a montagem de dois skeths para um espectáculo a 24 de Março. É muito importante a participação do grupo no processo criativo bem como no de produção, montagem, enfim em todo o processo que envolve a realização de qualquer evento. Estimular a participação, a partilha de ideias sem receio...... Foi muito produtivo e temos já a base para o trabalho de 24 de Março.

Este é o logo - Academia Design'Art.
Até à próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário