terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

5ª e 6ª Aula

Estas duas aulas foram dadas a meias com a Liliana. Ela faz parte do grupo e gosta de encenação, tem bases e liberta-me para começar a preparar pormenores para a Gala do dia 24 bem como para um projecto que vamos lançar com a Junta de Freguesia de Agualva, mas voltarei a falar mais tarde desse projecto.
Vou resumir a primeira hora e meia das duas aulas, as que administrei.
Iniciámos caminhando..... caminhando...... terminando com alguns alongamentos.
De seguida passámos à Técnica vocal voltando a relembrar exercícios que temos feito anteriormente. Nos jovens, nota-se que um numero significativo apresenta carências na projecção de voz e de dicção, o que faz destes exercícios ainda mais importantes. Respiração no diafragma, respiração ritmada, caretas.... foram alguns dos exercícios abordados.
Depois voltámos a executar, no plano inferior algumas letras (L,B,M,W,H). Ao contrário da primeira vez que fizemos este exercicio, desta o trabalho de equipa foi evidente, com alguém a assumir a coordenação o que foi permitindo executar as letras cada vez mais rápido e com coordenação.
De seguida dividimos a turma em quatro grupos. A proposta de improvisação era a seguinte.
Dois grupos iriam trabalhar em conjunto, sendo que um deles executaria a cena à escolha e o outro faria os sons dessa cena e dos respectivos personagens. Os trabalhos apresentados foram:
Uma Estação de caminho de ferro e uma obra de construção civil. Notou-se a preocupação de encenação, criatividade e foi engraçado assistir à coordenação das acções com o respectivo som.
A ultima hora e meia dediquei-a, com alguns elementos do grupo, à preparação da nossa participação da Gala dos 70 anos do Progresso Clube. É aqui que nos acolheram, onde trabalhamos, numas condições óptimas. Começamos em Janeiro e este será a "primeira brincadeira" que o Progresso irá assistir.
Vamos fazer um pequeno sketch, reportando-nos ao inicio da existência do Progresso (1942), não mais de 5 minutos, mas vamos tentar incluir, teatro, musica e canto.

Este pequeno video mostra bem as condições magnificas que temos ao nosso dispor.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

4ª Aula - 1h30 - Expressão Corporal. 1h30 - Planeamento

Esta aula foi dividida. A primeira hora e meia trabalhámos normalmente incidindo na expressão corporal. A ultima hora foi guardada para planeamento e processo criativo.
Assim iniciámos caminhando, pois..... aproveitando para alongar, relaxar e concentrar. após alguns minutos e já em posição de ator executamos exercícios de respiração (respiração-diafragma, caretas, língua, bochechas, emitir sem som as vogais a,e,i,o,u.  Depois de bem aquecidos, voltámos a caminhar numa posição recta, costas direitas, cabeça direita, olhar no horizonte, queixo paralelo ao chão. A brincadeira seguinte foi: o grupo teria que fazer com o corpo, no plano inferior (plano baixo, espaço chão que o ator ocupa) a forma da letra L. Cada um foi para o chão e fez com o seu corpo uma letra L. Contudo, foram uns 18 eles que estavam na sala. e o jogo é de grupo, ou seja o que lhes pedi foi para o GRUPO, ou seja o grupo como um todo tem que fazer uma só letra. Voltaram todos os plano inferior e com muita confusão e algum tempo lá fizeram o L pedido inicialmente. Este exercício alerta para o facto de vivermos numa sociedade que privilegia o  individuo ao colectivo. E um grupo, pressupõe o colectivo, o conjunto. É importante mostrar que o trabalho de equipa proporciona uma rica troca de ideias e experiências e que, em grupo, a nossa capacidade de trabalho e respectivo sucesso é menos difícil de alcançar. O exercício também mostrou, e em consequência de uma mentalidade menos colectiva, a dificuldade em trabalhar em equipa, nomeadamente na área da comunicação. A falta de comunicação do grupo causou o caos quando colectivamente tentavam fazer um L. Nasceram pernas do L para todos os lados porque ninguém assumiu a coordenação nem ninguém comunicou uns com os outros tendo-se limitado a continuar a agir individualmente. A discussão do exercício foi muito proveitosa.
Voltámos a caminhar e foi proposto o grupo representar respostas individuais a formas contrastantes, como por exemplo: agitado/calmo; pesado/leve; alto/pequeno... Terminámos com uma conversa sobre o que tínhamos acabado de fazer. Foi muito interessante as formas contrastantes que os elementos do grupo usaram para se exprimir individualmente. Voltámos a caminhar, lembrando sempre a consciência corporal e espacial e introduzimos a seguinte brincadeira; com 1 palma cumprimenta com um aperto de mão a primeira pessoa que vir. Com 2 palmas abraça a primeira pessoa que vir. Com 3 palmas cumprimenta como as "tias" dois beijinhos no ar. Com 4 palmas dá uma palmada no ombro e com 5 palmas cumprimento com vénia. O jogo é de memória, e o grupo caminha pela sala até que são batidas as palmas consoante a nossa vontade e observando a reacção do grupo. Esta interacção do grupo permite uma maior consciência do outro e uma maior relação de parceria, união. Depois brincámos com o trava língua do mameluco (UM MAMELUCO MELANCÓLICO MEDITAVA E A MEGERA MEGALOCÉFALA MACABRA E MAQUIAVÉLICA MASTIGAVA MOSTARDA NA MALOCA MIASMÁTICA.

Terminámos sentados em circulo improvisando. Um elemento inicia uma história, uma qualquer, da sua vida, do que lhe aconteceu ontem,à 10 minutos.... O elemento ao seu lado (no sentido dos ponteiros, ou como definirem) durante a história lança uma palavra (uma qualquer) não têm que ter nada a ver com a história que o outro está a contar, de preferência o contrário ou  o que te vier à cabeça. Quem está a contar a história têm de introduzir no seu discurso, o mais rápido possível, a palavra lançada pelo seu colega. Depois passa a história ao colega do lado e este continua. O que está agora ao lado do contador da história lança uma palavra para o outro colocar o mais rápido possível na sua história e depois......e assim sucessivamente.

A segunda hora e meia, foi aproveitada para falarmos sobre o Plano de Actividade para 2012, e de iniciar o processo criativo para a montagem de dois skeths para um espectáculo a 24 de Março. É muito importante a participação do grupo no processo criativo bem como no de produção, montagem, enfim em todo o processo que envolve a realização de qualquer evento. Estimular a participação, a partilha de ideias sem receio...... Foi muito produtivo e temos já a base para o trabalho de 24 de Março.

Este é o logo - Academia Design'Art.

Até à próxima